As 2 MELHORES LENTES para iniciar na fotografia | Roni Sanches

As 2 Melhores lentes para iniciar na fotografia

lentes

Fotógrafo

roni sanches

Por que estas 2 lentes são as melhores?

Para quem está iniciando a carreira, qual que é a melhor lente, com melhor custo-benefício para fotografar trabalhos profissionais?

A melhor lente de todas, em termos de qualidade e custo-benefício é essa daqui: A lente 50mm f1.8. Tanto faz se é da Canon ou da Nikon a 50 mms. Essa lente que não pode faltar no seu conjunto de lentes para fotografar, por alguns motivos: 1º Ela tem uma qualidade muito muito boa além de ter sido remodelada, com algumas partes em metal e ficou mais robusta do antes. Com qualidade ainda melhor, o motorzinho dela também foi remodelado e ficou mais silencioso e com foco Melhor. 2º Uma lente fantástica, com qualidade boa e uma abertura grande de 1.8. Uma super abertura, ou seja, entra muita luz e faz um desfoque interessante. Serve para fotografar basicamente ensaios gestantes, família, casais, bebês e newborn. Também pode funcionar para fotos de eventos como casamentos e aniversários. Fica aí a dica: Se você quer investir em uma lente que custa menos e trazer diferença na qualidade do seu trabalho essa lente chama-se 50mm!


Quando você insere ela em uma câmera com fator de crop no caso numa câmera Rebel da Canon, o ângulo de visão fica bem fechado e é preciso se afastar um pouco mais do modelo para conseguir fazer o enquadramento.

Isso acontece porque o “fator de crop” significa que a câmera tem um sensor menor que o tamanho full frame e isso faz com que as lentes construídas para as câmeras com sensores full frame, quando inseridas em câmeras com sensores menores (fator de crop) o ângulo de visão se torne menor.
Fiz centenas de ensaios usando a lente fixa 50mm em conjunto com a câmera Canon T2 e tenho muitas fotos dessa época que até hoje entram nas minhas exposições, ou seja, são fotos de uma qualidade muito boa.
A única ressalva é com relação a esse fator de crop, no caso da Canon, ele é de 1.6x.
Isso significa que para eu conseguir o enquadramento total de um bebê newborn, eu preciso me posicionar mais longe dele, em torno de 2 metros de distância e isso implica em obrigatoriamente ter alguém ao lado do bebê para garantir a sua segurança.

Já para os ensaios de gestantes, essa lente é muito boa, basta ter um recuo de ao menos 3,5 metros para fotos de corpo inteiro.

Na minha opinião, a lente fixa 50mm f/1.8 é a que tem a melhor relação custo benefício do mercado e é indispensável para quem está começando na fotografia.
Um fato curioso é que quando eu adquiri a minha primeira full frame, uma canon 5D Mark III e coloquei a minha cinquentinha nela, tomei um choque: De repente o campo de visão que eu estava acostumado se expandiu muito, a ponto de eu procurar uma alternativa para voltar a ter aquele mesmo ângulo de visão que eu tinha na T2.

E a solução foi adquirir uma lente fixa de 85mm f1.8, que na 5D Mark III me deu praticamente o mesmo ângulo de visão que eu tinha com a 50mm f/1.8 na T2.

A lógica disso é simples: Lembra que eu falei que o fator de crop das canon Rebel é de 1.6 x? Então, se multiplicarmos 50mm x 1.6 vai dar 80mm, bem perto dos 85mm da nova lente fixa que adquiri.
Fica a dica, outra bela lente fixa que tem bom preço e qualidade é a 85mm f/1.8, porém ela é muito mais útil quando a câmera é full frame.
Aliás, você já deve ter ouvido bastante as pessoas falarem sobre objetiva, lente fixa e lente zoom. Mas qual a diferença entre elas?

Lente é sinônimo de Objetiva e a objetiva pode ser “fixa” ou “zoom”. As lentes fixas têm uma única distância focal e fotografam sempre com o mesmo ângulo de visão. Já as lentes zoom têm distância focal variável, ou seja, é o fotógrafo quem muda a distância focal mexendo no zoom e, com isso, muda o ângulo fotografado. E falando em objetiva zoom, eu gosto muito da objetiva EF 24-105mm f/4.

Com uma distância focal que vai de uma grande angular (24mm) até uma teleobjetiva (105mm) essa lente é muito versátil para fazer ensaios fotográficos.

A única ressalva é tomar cuidado ao fotografar muito próximo do modelo usando a distância focal de grande angular (24mm), pois isso pode criar uma foto distorcida, com a cabeça grande e os pés pequenos, por exemplo.

Espero que você tenha gostado dessas dicas, se achou interessante compartilhe com os seus amigos,
Até mais, fique com Deus, Forte abraço, Roni Sanches